CRE aprova indicação de Carlos Sergio Duarte para embaixada no Chile

Da Redação | 27/04/2017, 14h48

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (27) a indicação do diplomata Carlos Sergio Duarte para o cargo de embaixador do Brasil no Chile.

Durante a sabatina, Duarte manifestou sua convicção de que a ratificação do acordo possibilitará um aprofundamento das trocas comerciais entre os dois países. Chamou a atenção para a relevância que o Brasil possui no estoque de investimentos externos chilenos, já ultrapassando U$ 27 bilhões, cerca de 25% do capital exportado por aquele país.

- O auge dessas relações foi em 2011, com o intercâmbio comercial chegando próximo a U$ 10 bilhões. Caiu nos últimos dois anos também por causa da baixa nos preços das commodities, mas nos primeiros meses de 2017 o comércio bilateral já registra um crescimento de 43% se comparado com o do ano passado - ressaltou o diplomata.

Acordos aprovados

Durante a reunião a comissão também aprovou o texto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre Brasil e Chile, assinado em 2015 (PDS 36/2017). Foi aprovado, ainda, acordo firmado pelo governo brasileiro com a Itália. O acordo trata de um ajuste complementar técnico ao acordo de cooperação em matéria de defesa, relacionado ao campo aeroespacial (PDS 88/2016). Também foi dado aval a acordo com a Espanha relativo à troca e proteção mútua de informações classificadas (PDS 28/2017).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)