Ângela Portela aponta crueldade da reforma da Previdência

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2017, 17h18

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) classificou a reforma da Previdência como um dos projetos mais cruéis que já chegaram ao Parlamento no período democrático. Para ela, as alterações que atenuam o texto original são apenas um recuo político na tentativa de aprovação a qualquer custo, mas o projeto de reforma segue como "um tormento” para os trabalhadores.

A senadora ressaltou que o governo federal não forneceu informações e estudos que embasem a necessidade de reforma. Ela defendeu a Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência e cobrou investigação sobre "os grandes devedores" da seguridade social.

- O governo federal não estabeleceu qualquer política para cobrar seus principais devedores quando o assunto é Previdência Social; não criou qualquer fórmula para o pagamento desses débitos volumosos - criticou a senadora.

O caso mais dramático, segundo Ângela Portela, é o do trabalhador rural, que não tem condições de contribuir com a Previdência e, segundo o projeto, terá que trabalhar até os 60 anos para ter direito à aposentadoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)