CE ouvirá ministro da Educação sobre corte no Ciência Sem Fronteiras

Da Redação | 18/04/2017, 12h14

O ministro da Educação, Mendonça Filho, deverá comparecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para prestar esclarecimentos sobre a decisão do governo federal de suspender a oferta do Programa Ciências Sem Fronteira para alunos de graduação. Requerimento com esse objetivo foi aprovado na reunião desta terça-feira (18) do colegiado.

Como já estava agendada a presença do ministro para o dia 16 de maio, a fim de tratar de outros assuntos da pasta, os senadores que compõem o colegiado decidiram aproveitar a data para pedir explicações sobre as mudanças no Ciências Sem Fronteiras anunciadas no início do mês.

O pedido partiu do senador Humberto Costa (PT-PE), para quem a suspensão do programa representa “a interrupção de uma política pública com flagrante potencial para colocar nosso país em uma das rotas do desenvolvimento”.

O senador afirma que mais de 70 mil estudantes de graduação foram beneficiados com o programa, o que representa aproximadamente 80% das bolsas.

“Entendemos que o programa manterá a distribuição das bolsas para os estudantes dos cursos de pós-graduação, contudo é importante reconhecer o estímulo à pesquisa ainda no processo de formação inicial e, desta forma, consideramos fundamental a manutenção da oferta para os alunos dos cursos de graduação”, justificou Humberto.

Outros requerimentos

A CE aprovou também a criação de um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar a implantação e desenvolvimento do Novo Ensino Médio.

Foi aprovado ainda requerimento para debater em Rondonópolis (MT) a certificação do Hospital Regional de Rondonópolis como Hospital de Ensino.

Por falta de quórum, a Comissão de Educação adiou a votação de matérias como o Projeto de Lei do Senado (PLS) 389/2016, que antecipa feriados para as segundas-feiras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)