CDR quer detalhes sobre diretrizes do Ministério da Defesa e gestão dos aeroportos

Da Redação | 12/04/2017, 13h48

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (12) a realização de audiências públicas relacionadas à defesa nacional, à gestão de aeroportos e à cultura nordestina. Os senadores também escolheram a política pública a ser avaliada pela comissão: a segurança hídrica.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, será convidado para comparecer à CDR com o objetivo de detalhar metas e diretrizes da pasta, com foco nas ações nas regiões Norte e Nordeste.

Aeroportos

A gestão dos aeroportos recém-leiloados de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis também será debatida pelos parlamentares. Para a audiência pública, proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foram convidados Dário Lopes, Secretário de Aviação Civil; Antonio Claret de Oliveira, presidente da Infraero, e os representantes das concessionárias alemãs Fraport, Vinci Airports e Zurich Airport, que venceram as licitações. Eles devem detalhar os projetos e as mudanças a serem realizadas na organização de cada aeroporto.

— Faremos uma mesa de debate sobre turismo, para que possamos discutir os novos modelos de gestão dos aeroportos que foram leiloados e conhecer os planos da Infraero para os próximos aeroportos a ser leiloados – disse Lídice.

Além disso, os senadores querem informações sobre quais novos leilões estão previstos, critérios técnicos para a escolha desses aeroportos, o balanço de investimentos e receitas nos aeroportos administrados pela Infraero e a política de gestão de aeroportos de pequeno porte (aviação regional).

Ainda sobre aeroportos, foi aprovado requerimento para audiência pública que debaterá a nova Política de Cobrança de Bagagens com as presenças de José Ricardo Queiroz, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Eduardo Sanovicz, Presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas; e Arthur Luis Mendonça Rollo, Secretário Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Economia criativa

A economia criativa como estratégia de desenvolvimento regional será discutida em seminário aprovado pelos parlamentares. Uma audiência exclusivamente sobre a economia criativa do São João, temática fundamental para o nordeste, está prevista.  Serão convidados Paulo César Miguez de Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia; Marcelo André Carvalho, diretor-geral da Rio Criativo; e Ana Carla Fonseca e Claúdia de Souza Leitão, especialistas em Economia Criativa, entre outros.

Segurança hídrica

Lídice da Mata foi escolhida a relatora da política pública a ser avaliada pela comissão em 2017. O tema escolhido foi a segurança hídrica e a gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)