Humberto Costa quer sustar decisão do governo sobre orçamento do Mais Médicos

Da Redação | 06/04/2017, 14h50

O senador Humberto Costa (PT-PE) informou nesta quinta-feira (6) em Plenário que apresentará um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da decisão do governo de transformar os investimentos do programa Mais Médicos de obrigatórios para discricionários.

Ele disse que a proposta está sendo elaborada com conjunto com o senador Paulo Rocha (PT-PA). Segundo Costa, a intenção do Ministério da Saúde é fulminar o programa, que já vem sendo sucateado com o corte de verbas e com o atraso do pagamentos dos profissionais.

Humberto Costa também afirmou que mais de 400 unidades do programa Farmácia Popular, do governo federal, foram fechadas, num desmonte acelerado de uma iniciativa que atende mais de 10 milhões de cidadãos. Segundo o senador, o Sistema Único de Saúde também está sofrendo ataques.

— O ministro [Ricardo Barros] tem agido deliberadamente para reduzir a rede e os procedimentos oferecidos pelo SUS para obrigar a população a migrar para os planos de saúde populares. Acontece que esses planos são um engodo, uma mentira — reclamou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)