Valdir Raupp saúda lançamento de satélite de defesa e comunicações estratégicas

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/04/2017, 18h40

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) saudou o anúncio do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, de que será lançado em breve um satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas.

O lançamento estava programado para o dia 21 de março, na Guiana Francesa, mas devido a manifestações populares ocorridas no país vizinho, o ato foi transferido para a primeira quinzena de abril.

O  senador ressaltou que o Brasil será beneficiado com avanços na área da defesa, uma vez que o satélite garantirá mais segurança nas comunicações estratégicas e militares. Raupp afirmou que outra consequência positiva será a expansão da internet banda larga às regiões mais remotas do país.

- Em cada 100 domicílios na Região Norte, apenas 21 contavam em 2016 com serviços de banda larga, portanto, 80% praticamente não contam ainda com esse serviço. É exatamente essa lacuna que o satélite vem preencher - disse

Estradas federais

Valdir Raupp também cobrou melhorias nas estradas federais em Rondônia. O senador disse que a BR-364, classificada por ele como "a espinha dorsal" do desenvolvimento de parte do Norte do país, está intransitável em alguns trechos, apresentando atoleiros até mesmo em áreas urbanas. Para o senador, enquanto a duplicação do trecho entre Pimenta Bueno e Ariquemes não sai do papel, é urgente que se seja feita uma restauração que dure, pelo menos, dois anos.

O senador acrescentou que os estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima utilizam a estrada para escoar a produção.

Valdir Raupp disse esperar que a visita do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Valter Casimiro Silveira, marcada para esta semana, possa ajudar a resolver o problema. Ele manifestou sua expectativa de que, com a visita e a constatação da situação da estrada, possam ser acelerados  os processos licitatórios de trechos que já estão em fase de conclusão de projetos. O senador frisou que  é preciso aproveitar a "janela hidrológica", que se estende de abril a novembro, período conhecido como o "verão amazônico", para a realização das obras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)