Novo portal de notícias do Senado entra no ar

Da Redação | 29/03/2017, 11h23

O novo portal de notícias do Senado, denominado “Senado Notícias”, estreia nesta quarta-feira (29). A página substitui o site da Agência Senado e pretende integrar ainda mais os veículos da Casa envolvidos com a comunicação, aumentando a interação com a sociedade, sem abrir mão da qualidade da informação.

Entre as novidades está um novo layout para o site, que irá facilitar a leitura e a visualização rápida dos conteúdos de maior interesse para o usuário. A reformulação também inclui ênfase nos elementos audiovisuais, que passam a ocupar locais de maior destaque e de fácil acesso na página.

Multimídia

Juntamente com o "Senado Notícias" é lançado o novo portal Senado Multimídia. Nele o usuário vai poder, a partir de agora, assistir, editar e baixar vídeos completos de discursos, debates e entrevistas, tendo a oportunidade de fazer estes downloads e compartilhar trechos dos mesmos. O trabalho é possível graças a uma parceria da Secretaria de Comunicação com a Secretaria-Geral da Mesa e a Secretaria de Registro e Redação Parlamentar, que efetua o fornecimento dos áudios, vídeos e notas taquigráficas de todas as atividades que ocorrem na Casa.

— Buscar novas formas, acompanhar tendências, entregar a notícia com agilidade, seja em celular, desktop ou tablet, não significa de forma alguma abrir mão da precisão e da qualidade da informação que nós entregamos ao cidadão. Nós somos ciosos da responsabilidade de entregar a informação correta, bem explicada. Esse é o grande esforço que temos feito nos últimos tempos — reitera Virginia Malheiros Galvez, diretora da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom).

Atualização

A reformulação do portal de notícias também reflete a intenção de oferecer ao cidadão as informações do que ocorre no Senado em um único lugar. A formação de um ambiente onde o internauta encontre todas as informações produzidas pelos diversos veículos de comunicação do Senado - TV, Rádio, Jornal e Agência — em parceria mais próxima com outras áreas da própria Secretaria de Comunicação. Entre estas áreas está o Núcleo de Mídias Sociais, que ganha um espaço próprio no novo site para os assuntos ligados ao Senado mais acessados nas redes sociais, com opção para compartilhamentos e “curtidas”.

Também foi ampliado o espaço destinado ao já existente portal e-Cidadania, que traz a opinião direta da sociedade sobre os temas em discussão no Parlamento, incluindo proposições já em tramitação e sugestões de projetos, bem como pesquisas de opinião sobre temas da atualidade.

Crescimento

O número de acessos ao Portal de Notícias do Senado cresceu 150% em dois anos. O levantamento foi feito a partir de dados do Google Analytics e mostra que a página teve mais de 26 milhões de visualizações em 2016. Em 2014, foram cerca de 10 milhões de acessos.

Segundo o editor-chefe do Portal de Notícias, Rogério Dy La Fuente, desde janeiro até março de 2017, já houve cerca de 5, 17 milhões de visualizações de conteúdo, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número de usuários também aumentou no mesmo período: de quase 2 milhões para cerca de 2,5 milhões, um crescimento de 28%.

A interatividade e a rapidez na divulgação continuam sendo prioridade na nova página virtual.

— O Senado Noticias possibilita a dinamização do processo de publicação dos conteúdos de todos os veículos de comunicação da Casa (Agência Senado, TV Senado, Rádio Senado), de forma que a gente possa ter a informação disponibilizada rapidamente, independente do formato que está indo ao ar, e dessa forma podemos ampliar o potencial de divulgação do Senado. Esse é o nosso maior objetivo: atingir o cidadão e dar as condições para ele saber tudo o que acontece no Senado— conclui Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secom.

O Senado Notícias pode ser acessado aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)