Temer busca precarizar as relações de trabalho e terceirizar todos os setores, acusa Ângela Portela

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2017, 15h33

Se depender do governo de Michel Temer, será imposta no país uma terceirização em todos os setores da economia, inclusive nas atividades fins das empresas, advertiu nesta terça-feira (28), em Plenário, a senadora Ângela Portela (PT-RR). Ela criticou o Planalto pelo anúncio de que sancionará o projeto sobre terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados.

A parlamentar lembrou que a ideia original do Executivo era aguardar a votação de outra proposta (PLC 30/2015) sobre o mesmo tema, em avaliação no Senado, e que é considerada mais moderada do que o texto que seguiu para a sanção presidencial.

No entanto, disse Ângela Portela, diante de pressão de empresários e banqueiros, Temer recuou. A senadora avaliou que o projeto da terceirização que pode virar lei traz prejuízos consideráveis aos trabalhadores.

— A verdade é que a terceirização trará jornadas ampliadas, salários reduzidos, mais acidentes de trabalho, menos empregos. Na realidade, essa precarização já pode ser constatada atualmente no país. Mesmo sem a terceirização radical, contida no projeto, de dez acidentes de trabalho no Brasil oito acontecem em média com funcionários terceirizados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)