Para José Pimentel, CPI da Previdência mostrará real destino dos recursos

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2017, 16h56

O senador José Pimentel (PT-CE) apresentou em Plenário nesta terça-feira (28) um histórico da Previdência Social desde a promulgação da Constituição de 1988. Ele deu destaque à atuação dos governos do PT na gerência dos recursos destinados à aposentadoria, enfatizando o período em que foi ministro da Previdência, entre 2008 e 2010.

Pimentel apresentou dados que mostram uma arrecadação anual superior aos gastos com a Seguridade Social no Brasil até o ano de 2015. De acordo com o senador, a CPI da Previdência vai esclarecer para onde foi o dinheiro do INSS. José Pimentel criticou ainda o tratamento dado ao Benefício de Prestação Continuada e à aposentadoria dos professores do Ensino Básico na proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo presidente Michel Temer e que é discutida na Câmara dos Deputados.

— Esse Presidente deve ter muita raiva das mulheres, em especial das mulheres mais pobres. E não satisfeito com isso pega a LOAS, a Lei da Assistência Social, que é o Benefício de Prestação Continuada, que hoje se recebe aos 65 anos de idade, que atende o pobre do pobre, aquele que não tem a menor condição de comprovar qualquer contribuição com a Previdência e eleva para 70 anos de idade. E esse benefício que é de um salário mínimo desvincula do salário mínimo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)