Benedito de Lira chama atenção para a situação do Rio São Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2017, 20h39

Os 27 senadores do Nordeste vão entregar ao presidente Michel Temer um manifesto com suas preocupações com o atual cenário do Rio São Francisco. O anúncio foi feito em Plenário pelo senador Benedito de Lira (PP-AL).

O senador alertou que o rio está sendo invadido pelo Oceano Atlântico. Já há relatos, inclusive, da presença de tubarões nas águas que até então eram doces.

Além disso, o curso d’água, como afirmou Benedito de Lira, perdeu 40% do seu caudal e 16 outros rios que formam a Bacia do São Francisco que antes eram perenes, agora estão intermitentes.

Benedito de Lira disse ainda que os senadores propõem uma situação de “estado de emergência” para viabilizar ações para salvar o rio. Para tanto, segundo ele, é necessário uma atuação conjunta da União, estados e municípios.

- O Velho Chico está morrendo, minha gente. A gente diz isso aqui e me parece fazem ouvido de mercador. As coisas só acontecem neste país quando o desastre chega na porta de cada um. É uma coisa fantástica nós observarmos o que está acontecendo e ninguém está dando crença  - alertou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)