Comissões retomam debate sobre impactos da Operação Carne Fraca

Da Redação | 27/03/2017, 11h14

Os impactos da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, serão debatidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), às 9h desta terça-feira (28). Serão ouvidos, entre outros, representantes da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura e de empresários e trabalhadores de frigoríficos. O tema voltará à pauta na quarta-feira (29), em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A operação foi deflagrada no último dia 17.

As duas audiências ocorrerão em prosseguimento de debate já realizado na semana passada, em reunião conjunta da CAE e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), durante a qual foram ouvidos os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira. Eles explicaram aos senadores as medidas do governo para garantir a qualidade da carne brasileira.

Foram convidados para a audiência pública da CDH desta terça-feira representantes da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura e da Procuradoria-Geral da República. Também foram convidados, entre outros, representantes da Associação Brasileira de Frigoríficos, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, da Confederação Democrática dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação, do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. O requerimento para o debate é do senador Paulo Paim (PT-RS).

Na quarta-feira (29), a partir das 14h, o debate será na CAE. A senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM), que solicitou a audiência pública, quer aprofundar as discussões sobre o impacto à imagem do Brasil perante a comunidade internacional e os consequentes efeitos econômicos da operação Carne Fraca.

A senadora lembra que o Brasil exerce protagonismo no mercado pecuário internacional, figurando entre os maiores exportadores de proteína animal, fatores que movimentam nossa economia e geram milhares de empregos diretos e indiretos.

Para a audiência, foram convidados representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes; do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura.

As duas audiências permitem a participação popular, com comentários e perguntas, por meio do portal e-Cidadania ou do Alô Senado (0800612211).

 

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)