Fernando Bezerra pede redução de juros para fundos constitucionais

Da Redação | 23/03/2017, 12h47

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) fez um apelo ao presidente do Senado, Eunício Oliveira,  para que ele interceda junto ao Ministério da Fazenda a fim de que haja a redução imediada dos juros dos contratos de financiamentos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo Bezerra, haverá nesta quinta-feira (23) uma reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em que o Ministério da Integração Nacional a vai apresentar uma proposta de redução.

— Sobretudo agora que a projeção da inflação é inferior a 4%, as taxas hoje cobradas pelo Banco do Nordeste estão acima de 9%. Estamos falando de juros reais superiores a 5%. É importante sensibilidade do governo — afirmou.

Conforme o parlamentar, a proposta do Ministério da Integração é boa e poderá haver uma redução de 2%.

O presidente Eunício Oliveira concordou e lembrou que o Banco do Nordeste tem R$ 30 bilhões em caixa para fazer empréstimos no âmbito Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e não o faz por conta da alta taxa de juros, o que afasta investidores da iniciativa privada.

— Temos inflação descendente e taxa de juros [Selic] sendo diminuída a cada reunião do Copom [Comitê de Política Monetária]. Há anuência da direção do Banco, que tem consciência de que as taxas de hoje estabelecidas são inviáveis — afirmou.

Ele acredita que haverá sensibilidade do governo para permitir que mais empresas se instalem no Nordeste e em outras regiões menos desenvolvidas economicamente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)