Ataides anuncia PEC para impedir indicações políticas a cargos técnicos

Da Redação | 23/03/2017, 12h00

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (23), que pretende apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) para vedar indicações políticas para cargos técnicos na esfera federal. Classificou a proposta como uma resposta a problemas como os que estão sendo revelados pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Nas investigações, dirigentes do Ministério da Agricultura no Paraná indicados por parlamentares aparecem associados a irregularidades na fiscalização de frigoríficos.

Ataídes informou que está coletando assinaturas de colegas em apoio à PEC, que só pode começar a tramitar se for subscrita por pelo menos 27 senadores. Ele admitiu que apoiou a indicação do atual dirigente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins, pessoa que qualificou como competente e honesta. Porém, reconheceu o ato como um erro, afirmando que cargos técnicos não podem ter “padrinho político”.

— Temos que acabar com isso. Os ministros têm que colocar pessoas técnicas, ilibadas e competentes, com história de vida limpa — disse Ataídes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)