Lasier Martins diz que reforma da Previdência pode extinguir trabalho filantrópico na educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2017, 17h59

A reforma da Previdência proposta pelo governo poderá extinguir o trabalho filantrópico nos setores da educação e saúde, afirmou o senador Lasier Martins (PSD-RS) nesta quarta-feira (22) em Plenário.

Lasier ressaltou que as entidades filantrópicas são imunes à contribuição para a seguridade social porque executam serviços, projetos e programas em áreas que o Estado não alcança.

O senador criticou o relator da PEC, deputado Arthur Maia (PPS-BA), que, segundo Lasier, pretende desqualificar a educação e retirá-la das isenções fiscais da política de seguridade social.

— Não podemos calar diante do risco de milhares de crianças e jovens serem jogados no "olho da rua" por conta da insensibilidade do legislador, que precisa avaliar as consequências de suas decisões e evitar que se consuma uma grande injustiça cujas consequências serão irrecuperáveis — disse.

Lasier Martins citou que, somente no Rio Grande do Sul, cerca de 100 mil alunos são beneficiários de bolsas de estudo de 100% ou 50%, quando o total é de 600 mil alunos em todo o país. O senador observa que apenas as instituições que cometerem desvios de recursos devem ser penalizadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)