Encontro em Brasília dá início à 7ª edição do projeto Jovem Senador

Da Redação | 22/03/2017, 14h03

Coordenadores do projeto Jovem Senador vão se reunir nesta quinta-feira (23), em Brasília, para iniciar os trabalhos da 7ª edição do programa e do 10º Concurso de Redação do Senado, que em 2017 tem como tema Brasil plural: para falar de intolerância.

Neste ano, o Senado realizará o encontro em parceria com a Câmara dos Deputados, que desenvolve o projeto Parlamento Jovem, realizado no mês de setembro de cada ano. Essa foi uma das formas encontradas pelas duas Casas para otimizar os recursos destinados aos projetos e maximizar a participação dos coordenadores parceiros que atuam nos estados e no Distrito Federal.

A programação do encontro incluirá a apresentação do novo regulamento do Jovem Senado, dos critérios de avaliação das redações para classificação em todas as etapas de seleção e da nova campanha de divulgação do programa. No encontro, haverá um espaço exclusivo para apresentação de cases e troca de experiências entre os coordenadores presentes.

Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Ministério da Educação (MEC), o 10º Concurso de Redação do Senado Federal seleciona os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação para participarem do projeto Jovem Senador, quer permite a eles conhecerem o processo de criação de leis no país.

As atividades têm duração de cinco dias e iniciam com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a votação dos projetos em Plenário. Os que forem aprovados são encaminhados para análise dos senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se acolhidos, vão tramitar como projetos de lei.

A iniciativa é voltada aos alunos de até 19 anos matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação do estado. O órgão avaliará as dissertações e elegerá o melhor texto que representará o estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com a viagem a Brasília, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado. Os professores orientadores das redações vencedoras, um por unidade da federação, também vêm a Brasília acompanhar seus estudantes durante todo o projeto. Eles recebem certificado e participam de curso sobre processo legislativo, técnicas de ensino e história do Parlamento, elaborado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Todo o material de divulgação será encaminhado para as mais de 19 mil escolas em todo o país a partir da segunda quinzena de abril.

Serviço
Projeto Jovem Senador:  www.senado.leg.br/jovemsenador
E-mail: jovemsenador@senado.leg.br
Vídeos: www12.senado.leg.br/jovemsenador/centralvideos
Cursos on-line: saberes.senado.leg.br
Alô Senado: 0800 612211
WhatsApp: (61) 99187-2248
Telefones: (61) 3303-2995 e 3303-5960

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)