Carne Fraca: CAE chama ministros para prestar esclarecimentos

Da Redação | 21/03/2017, 15h15

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu nesta terça-feira (21) convidar três ministros de governo para prestar esclarecimentos sobre os fatos e avaliar os impactos da Operação Carne Fraca. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última semana para desmontar esquema de liberações de licenças e fiscalizações irregulares em frigoríficos do país. Da área econômica, serão convidados os ministros da Agricultura, Blairo Maggi; e da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira. O terceiro é Osmar Serraglio, da Justiça, cujo nome apareceu em gravação de conversa, efetuada durante a investigação, com um dos suspeitos de comandar o esquema no Paraná.

Os requerimentos para as audiências públicas também incluem representantes do setor produtivo da cadeia da carne no agronegócio e foram aprovados pela comissão depois de intensa polêmica. Quase todos foram propostos pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Para a senadora, a comissão não podia deixar de lado o assunto, diante da gravidade dos fatos investigados pela PF, a despeito da “espetacularização” envolvida na divulgação. A senadora mencionou os impactos sobre a cadeia produtiva de carnes, que vem garantindo ao país forte posição no mercado internacional.

— Estamos falando, portanto, de uma operação que foi deflagrada aqui, no Brasil, que tem alto impacto na economia brasileira. São situações que estamos vendo agora, inclusive a de países consumidores da carne brasileira, que estão suspendendo as importações que fazem do Brasil — justificou.

“Politização”

Muitos senadores governistas concordaram de imediato com o convite aos ministros das pastas das áreas da Agricultura e do Comércio Exterior, mas tentaram resistir à aprovação do requerimento, também da senadora Gleisi, para que Serraglio viesse à comissão. Alegaram que havia motivação política na medida em que a CAE deveria tratar apenas dos fatos econômicos associados à operação, permanecendo dentro dos limites de seu campo temático. Mesmo assim, o requerimento foi aprovado.

Houve acordo para que a audiência com Blairo Maggi possa se realizar ainda nesta quarta-feira (22), em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que já havia programado a vinda do ministro para tratar de temas no campo de interesse da comissão. Apesar das resistências, acabou também sendo aprovado convite para que o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, venha prestar esclarecimentos à comissão.

Depois dos convites, as demais audiências terão suas datas definidas e divulgadas. A ideia é reunir no debate com o ministro do Comércio Exterior, Marcos Pereira, também os dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A presença dessas duas entidades foi solicitada por requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)