Xeique dos Emirados Árabes visita Senado e anuncia fim da exigência de visto de turista para brasileiros

Da Redação | 16/03/2017, 18h27

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu, nesta quinta-feira (16), a visita do xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, príncipe e ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos. Durante o encontro, o príncipe anunciou a assinatura de ato que acaba com a exigência de visto turístico para brasileiros.

O presidente do Senado afirmou que a medida vai aproximar os dois países, ampliar os interesses comerciais bilaterais e fortalecer ainda mais o relacionamento entre os povos das duas nações.

— Acredito que seguindo o princípio da reciprocidade, o Brasil também adotará a mesma liberação na exigência dos vistos — adiantou.

Eunício reforçou ao o papel do Congresso Nacional de defender a democracia e o bom relacionamento entre os povos e destacou a melhora na classificação de perspectiva de negócios com o país feita pela agência Moody’s.

— Nós comemoramos a melhora na classificação do Brasil com relação ao ambiente de negócios. Isso é muito importante para ampliar as relações comerciais do Brasil com o mundo. A economia no Brasil começa a avançar. A melhoria da nota se deve ao equilíbrio fiscal, financeiro e ao fortalecimento da economia — declarou.

Eunício disse que o Brasil está passando por um processo de modernização das leis, com reformas significativas nas áreas trabalhista, econômica e política.

— Nesse sentido, temos discutido sobre a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição que vai trazer maior estabilidade ao ambiente de negócios, porque veda qualquer alteração ou a imposição de dificuldades nos contratos já existentes e firmados com a União. Esse é mais um mecanismo que vai trazer segurança aos investimentos e à economia — afirmou, acrescentando que as reformas garantirão a volta do crescimento econômico.

Abertura da economia

O xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan disse acreditar que o fortalecimento das relações entre os dois países é muito importante. E fez um apelo ao presidente do Senado para que as reformas políticas caminhem para fortalecer as relações econômicas entre os dois países.

— Nós acreditamos que o fortalecimento da abertura da economia brasileira ao mercado internacional vai alavancar o ambiente e viabilizar as reformas políticas e fortalecer as instituições – confirmou, assegurando que os Emirados Árabes Unidos vão participar do aquecimento da economia do Brasil com investimentos e novas oportunidades.

Ao final do encontro, o xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan assinou o livro de autoridades que visitam o Congresso Nacional.

Da Assessoria de imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)