Benedito de Lira critica decisão de Temer relacionada à Secretaria da Pesca

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/03/2017, 20h38

Os assuntos relacionados à pesca e à criação de peixes deveriam continuar sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, disse o senador Benedito de Lira (PP-AL). Ele apontou a importância da aquicultura (que abrange a piscicultura) e da pesca para o país, ressaltando que, com os devidos investimentos, poderão fazer o Brasil liderar esse segmento econômico nas próximas décadas. Porém, o senador teme a desestruturação do setor pesqueiro depois da decisão que transferiu para o Ministério da Indústria e Comércio o encargo sobre essas atividades, por meio da Secretaria da Pesca.

— Nossa preocupação maior é de que a mudança leve a uma nova desestruturação do setor, o que pode ser catastrófico para o segmento pesqueiro do país.

Benedito de Lira considera equivocado o entendimento do governo, que teria promovido um retrocesso com consequências danosas para as políticas públicas em andamento. O senador atribuiu a transferência a “vicissitudes políticas” sem fundamentação técnica nem diálogo dos segmentos interessados, e declarou esperar que o presidente da República, Michel Temer, possa reavaliar sua decisão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)