Instituição Fiscal Independente apresenta relatório a economistas

Da Redação | 10/03/2017, 16h55

A Instituição Fiscal Independente (IFI) fará na segunda-feira (13), às 10 horas, uma reunião com economistas para apresentar suas funções e desenho institucional. Na mesma reunião, serão apresentados os resultados do segundo Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), divulgado no dia 6. A reunião está marcada para as 10 horas.

Criada em 2016 pelo Senado, a IFI  produz relatórios, notas técnicas, bancos de dados e projeções econômicas,. A instituição pode agir por iniciativa própria e por demandas específicas de senadores. Também pode opinar sobre projetos de lei e medidas do governo, para embasar as decisões dos senadores.

O relatório mais recente da instituição, divulgado na segunda-feira (6) concluiu que a fixação da idade mínima de 65 anos para a aposentadoria é o ponto essencial a ser preservado na reforma da Previdência proposta pelo governo Temer para que produza os efeitos fiscais desejados.

Ainda de acordo com o relatório, se o governo fizer um contingenciamento de R$ 38,9 bilhões no Orçamento deste ano,  haverá uma moderada contração fiscal já em 2017, favorecendo a recuperação da economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)