Senado realizará sessão especial para homenagear o poeta Manoel de Barros

Da Redação | 09/03/2017, 17h29

O poeta matogrossense Manoel de Barros será homenageado, na próxima segunda-feira (13), a partir das 11h, em sessão especial no Plenário do Senado. O escritor completaria 100 anos no dia 19 de dezembro de 2016.

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT) no Beco da Marinha, em 19 de dezembro de 1916. Mudou-se para Corumbá (MS), onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Jabutis. É o mais aclamado poeta brasileiro contemporâneo nos meios literários. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

O escritor morreu no dia 13 de novembro de 2014, aos 97 anos. Na ocasião, os ex-senadores Eduardo Suplicy e Ruben Figueiró usaram da tribuna do Senado para homenagear o poeta. Ruben Figueiró afirmou que todo o Brasil estava lamentando a morte do poeta que viveu no Pantanal e soube como ninguém traduzir em palavras a beleza daquela região. Já Suplicy ressaltou que seus livros foram traduzidos na Espanha, na França e nos Estados Unidos. O ex-senador também destacou que, em 2008, o poeta foi tema do documentário Só Dez por Cento é Mentira, de Pedro César, que apresenta entrevistas com poetas e artistas que se inspiraram na obra de Manoel de Barros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Literatura brasileira