Conheça as agraciadas com o Diploma Bertha Lutz 2017

Da Redação | 08/03/2017, 11h53


Denice Santiago Santos do Rosário Natural de Salvador, é bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em Psicologia pela Faculdade da Cidade de Salvador. É também mestre em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social. Major da Polícia Militar da Bahia, é idealizadora e fundadora do Centro Maria Felipa — primeiro núcleo de gênero da Polícia Militar no país, responsável por garantir às policiais gestantes que não mais fossem escaladas em serviço operacional. É Comandante da Operação Ronda Maria da Penha, uma guarnição voltada para prevenir a violência contra a mulher diariamente, que zela por mais de 600 mulheres que são vítimas da violência doméstica na capital baiana. Durante as ações, policiais se revezam em visitas surpresa a mulheres que recorreram à Justiça para manter agressores à distância.
Diza Gonzaga Após perder o filho de 18 anos, Thiago de Moraes, em um acidente de carro, a arquiteta gaúcha Diza Gonzaga criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que desenvolve programas educativos, culturais e informativos direcionados a crianças, adolescentes, jovens e adultos para promover a humanização no trânsito. A fundação presidida por Diza Gonzaga é responsável pelo programa “Vida Urgente”, um conjunto de ações que visam promover a preservação e valorização da vida, mobilizando a sociedade através de ações para uma mudança de comportamento que resulte em um trânsito mais humano e seguro.
Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert Natural de Aimorés (MG), formou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1984, foi aprovada para o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, tendo se formado em 1986. Atualmente Isabel Cristina Heyvaert desempenha as funções de embaixadora do Brasil junto à República da Sérvia e junto a Montenegro. Foi embaixadora do Brasil junto à Etiópia e Observadora junto à União Africana.
Raimunda Luzia de Brito Educadora com forte participação em movimentos sociais em favor de mulheres e negros. Nascida em Aquidauana (MS), é graduada em Direito, mestra em Serviço Social e doutora em Ciência da Educação. Foi professora durante 29 anos na Universidade Católica Dom Bosco. Fundou e presidiu a Associação Goiana dos Estudantes do Mato Grosso. Foi presidente do projeto Coletivo de Mulheres Negras do estado do Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo a comunicação, informação e monitoramento das políticas públicas na área da saúde da população negra, com ênfase na saúde da mulher.
Tatiane Bernardi Teixeira Pinto A escritora paulista Tati Bernardi ficou conhecida por tratar de relacionamentos, mercado de trabalho, política e feminismo. É colunista fixa do caderno Cotidiano do jornal Folha de S. Paulo e autora/roteirista contratada da Rede Globo, há oito anos. Bernardi colaborou com novelas, como “Vida da Gente” (2012), e seriados como “Aline”, além de programas de auditório como “Amor & Sexo”. Escreveu os livros A mulher que não prestava e Tô com vontade de alguma coisa que eu não sei o que é, pela Panda Books, e os romances infanto-juvenis A menina da árvore e A menina que pensava demais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)