Ângela Portela denuncia a violência contra as mulheres

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/03/2017, 20h38

A senadora Ângela Portela (PT-RR) destacou pontos positivos a serem comemorados durante a sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, como a protagonismo feminino em Roraima. Ela lembrou que o governo do estado, a capital Boa Vista e três dos 14 municípios do interior estão a cargo de mulheres. Também o Tribunal de Justiça de Roraima e o Tribunal Regional Eleitoral são presididos por mulheres, acrescentou.

Mesmo assim, não há como não mencionar questões preocupantes, como a violência que atinge as mulheres do estado, disse Ângela Portela, ao citar dado do estudo do observatório da mulher contra a violência em Roraima, que o coloca na primeira posição do ranking de feminicídio.

Segundo a senadora, a média de Roraima fica em 9,5 casos para cada grupo de 100 mil mulheres, enquanto que, em nível nacional, essa média cai para 4,6 homicídios para cada mil mulheres.

— Estudo inédito do Observatório da Violência contra a Mulher do Senado, com base em indicadores nacionais e estaduais, mostra, ainda, que, em 2014, Roraima exibiu uma taxa de estupro superior ao dobro da taxa desse tipo de crime em todo o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)