Senador propõe comenda com nome da Chapecoense para destaques no futebol

Da Redação | 03/03/2017, 17h11

O senador Roberto Muniz (PP-BA) apresentou projeto criando a Comenda do Mérito Futebolístico Associação Chapecoense de Futebol, a ser concedida pelo Senado, para homenagear empresas, atletas, dirigentes e outros profissionais que tenham se destacado em competições esportivas ou na promoção desse esporte. O senador disse ter-se inspirado nos exemplos de solidariedade e espírito esportivo após o acidente com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016.

"De todos os sentimentos que floresceram, que se uniram na grande tragédia que houve com a equipe da Chapecoense, o principal foi a solidariedade. Vimos, em todos os locais do mundo, clubes e países se abraçarem em torno do futebol", afirma o senador na justificativa da proposta (PRS 1/2017).

Entre esses exemplos ela aponta a atitude do clube colombiano Atlético Nacional de Medellín, com quem a Chapecoense disputaria a Copa Sul-Americana. Após o acidente que matou 71 pessoas no avião que levava o time da Chapecoense para o jogo na cidade de Medellín, o Atlético pediu à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que desse o título ao time brasileiro. Além disso, vários outros clubes se ofereceram para ceder jogadores ao Chapecoense.

Regras

De acordo com o projeto, que espera a escolha de um relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), os senadores irão indicar os concorrentes ao prêmio. O julgamento e a escolha das datas de premiação serão feitos por um conselho formado por um senador de cada partido com representação no Senado. O conselho será renovado a cada dois anos.

Para o senador, embora já exista a Comenda do Mérito Esportivo no Senado, a importância do futebol no cenário nacional justifica a necessidade da criação da nova comenda. Na justificativa do texto, Muniz sugere que o primeiro prêmio do tipo seja concedido ao Atlético Nacional pelo espírito esportivo. O clube já foi homenageado com o prêmio Fair Play, da Conmebol.

Além do projeto, uma sessão especial em homenagem à Chapecoense está prevista no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)