Raupp comemora suspensão de importação de café do Vietnã

Da Redação | 22/02/2017, 14h34

Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (22), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou a decisão do Poder Executivo de suspender a autorização para a importação de café proveniente do Vietnã. Previa-se a compra de pelo menos um milhão de sacas do grão.

Raupp e integrantes das bancadas da Câmara e do Senado dos estados de Rondônia, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e até do Rio Grande do Sul argumentaram com os ministros da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, e da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, sobre a precipitação da medida sem um devido estudo a respeito. Eles conseguiram convencer os ministros, pelo menos a princípio, do quanto a medida prejudicaria o agronegócio brasileiro.

O senador afirmou que não há motivos para o Brasil importar café se produz 50 milhões de sacas ao ano e exporta mais de 30 milhões. Ele revelou ainda que somente o anúncio da autorização para a compra do café vietnamita fez a saca do café rondoniense, o quarto maior produtor do país, cair cerca de R$ 130.

— Nesse momento em que os produtores começaram a fazer um dinheiro, o Brasil importar do Vietnã, sem saber se vêm pragas, que tipo de café vai chegar ao Brasil e sem necessidade? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)