Elmano Férrer defende energias alternativas e comemora construção de usina solar no Piauí

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/02/2017, 17h21

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) defendeu nesta segunda-feira (20) o investimento em novas matrizes energéticas, como a solar e a eólica, para o desenvolvimento das regiões historicamente negligenciadas pelo poder público, especialmente o Nordeste. Segundo o parlamentar, estas iniciativas são indispensáveis para um meio ambiente mais equilibrado, sustentável e limpo, além de ajudar a reduzir desigualdades e gerar empregos e renda.

Elmano Férrer ressaltou que as regiões mais pobres são as de maior potencial eólico e solar, fator determinante para a massificação de investimentos em parques geradores.

No Piauí, disse o senador, a maior usina solar da América Latina está sendo instalada pela empresa italiana Enel Green Power, com investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão. As obras estão em andamento, no município de Ribeira do Piauí, a 415 km de Teresina, e devem entrar em funcionamento a partir de agosto de 2017.

— Se, aproveitando a incidência solar de uma área ínfima de 690 hectares, o Piauí disporá, o Piauí e o Brasil, de 292 MW de energia, imaginem se multiplicarmos os investimentos e aproveitarmos um percentual ainda pequeno, mas, mas representativo, nossa área territorial produzirá muito mais energia para o Nordeste e o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)