Acesso ao Portal de Notícias do Senado cresce 150% em dois anos

Da Redação | 20/02/2017, 19h28

Os acessos de internautas ao Portal de Notícias Agência Senado aumentaram 149,5% nos últimos dois anos, de acordo com dados do Google Analytics. De um volume de 10.599.870 de visualizações de páginas em 2014, os registros subiram para 26.448.469 em 2016. Já o número de usuários que efetuaram essas visitas atingiu 10.451.932, ante 4.451.310 em 2014 — aumento de 134,8%.

— Esses resultados são um evidente indicativo de que a nossa estratégia de comunicação está no caminho certo. Nós estamos entregando ao cidadão e ao nosso usuário o que ele quer ver, o que ele quer ler, o que ele quer ouvir — afirma a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom), Virgínia Malheiros Galvez.

A definição da busca pela informação precisa e rápida como foco principal da Secom está na raiz desse crescimento, na avaliação do diretor da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Faria.

— Para isso, foram fundamentais três ações simultâneas: a criação do Senado Agora, que nos deu agilidade para transformar o fato em notícia e oferecer essa notícia ao cidadão quase que instantaneamente; a integração com Rádio e TV Senado para ampliar a oferta de áudios e vídeos, priorizando sempre a informação, independentemente do veículo produtor; e o apoio à equipe de Tecnologia da Informação  para que pudesse desenvolver e implantar um sistema publicador que nos permitisse colocar as ideias em prática.

O  Senado Agora, recurso criado em março de 2015, é ativado quando é necessário passar ao internauta notícias em tempo real. Para dar uma ideia, ao longo daquele ano e de 2016, foram publicadas mais de 4.700 notas de Senado Agora.

Em relação à maior oferta de conteúdo multimídia, foram publicados mais de 5 mil vídeos e áudios em 2016, contra 1.499 em 2014. A edição do Portal de Notícias também passou a exibir esses conteúdos com maior destaque e a usar como manchete o sinal ao vivo da TV Senado durante, por exemplo, sessões plenárias com votações importantes, como as do impeachment de Dilma Rousseff, da MP do Ensino Médio e da Proposta de Emenda Constitucional do Teto de Gastos.

— Hoje podemos nos orgulhar de que entregamos informação sobre o Senado em primeira mão e, mais do que isso, de que somos a informação de referência e com credibilidade. Os veículos de comunicação de fora, os órgãos públicos, as empresas de um modo geral sabem que, quando querem se informar sobre o Senado, podem ir ao Portal de Notícias do Senado. Nós somos o veículo que tem a credibilidade da informação oficial sobre o que está acontecendo no Senado, entregue na hora certa, com muita agilidade — conclui Virgínia Galvez.

Outra parceria que possibilitou o crescimento expressivo foi feita entre equipe do Portal de Notícias e o Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Comunicação. Por meio desse trabalho conjunto, o site ganhou diversas funcionalidades, que tanto facilitaram o trabalho dos editores e repórteres quanto permitiram à população um acesso mais amigável aos conteúdos disponíveis. A equipe de TI, por exemplo, criou para o site um leiaute responsivo, que se adapta automaticamente à tela do usuário, seja em um computador, tablet ou celular. Isso fez com que os acessos ao site por dispositivos móveis aumentassem ao longo dos anos, chegando ao patamar atual, superior a 40% do total.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)