Paim diz que reforma previdenciária afetará economia de pequenos municípios e sugere criação de CPI

Da Redação | 16/02/2017, 15h42

A reforma previdenciária proposta pelo governo de Michel Temer poderá ter um efeito recessivo na economia dos municípios, disse nesta quarta-feira (16) o senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento em Plenário. Ele também pediu a instalação de uma CPI para investigar as contas da Previdência.

Paim mencionou estudo da Consultoria do Senado que aponta impacto na economia das pequenas cidades. Segundo o estudo, disse Paim, em 70% dos municípios os recursos oriundos da Previdência superam os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e são, por isso, fundamentais para a saúde financeira dessas cidades.

— Ou seja, a Previdência injeta mais dinheiro no município que o próprio FPM — observou.

O senador citou ainda o auditor fiscal Álvaro Sólon de França, ex-secretário-executivo do ministério da Previdência e ex-presidente do sindicato dos auditores fiscais, para quem "a Previdência Social pública brasileira é o maior sistema de redistribuição de renda do mundo".

CPI

Paim pediu apoio dos senadores à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas da Previdência.

— Temos a convicção que uma CPI vai mostrar que a Previdência não é deficitária, que não precisa fazer a reforma. Por que ter medo da CPI? Quem não deve não teme — disse o senador neta quinta-feira (16).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)