Ana Amélia manifesta preocupação com a importação de peras da Coréia do Sul

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/02/2017, 20h57

A senadora Ana Amélia (PP-RS) comentou a medida do Ministério da Agricultura que autorizou a importação de peras da Coreia do Sul. Segundo ela, a Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs teme que as peras coreanas reintroduzam no país o cancro europeu, doença que atinge as plantações de maçãs e se encontra erradicada no Brasil. Ana Amélia pediu ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi que reconsidere a decisão, argumentando que as questões fitossanitárias devem prevalecer sobre o desejo de intercâmbio comercial.

- É uma preocupação sanitária relevante, porque não adianta chorar sobre o leite derramado. Estamos avisando porque prevenir é melhor que remediar. E tenho certeza que o ministro Blairo Maggi leva em consideração essas questões - disse a senadora.

Ana Amélia também comemorou o resultado positivo da produção de azeite de oliva em seu estado, destacando o reconhecimento internacional da qualidade do produto e a rápida expansão da área cultivada. A senadora disse esperar que o Brasil possa se tornar exportador de azeites, e destacou os vários desafios que os produtores nacionais enfrentam para defender seu produto da concorrência externa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)