Hélio José destaca operação do primeiro ônibus movido a energia solar

Da Redação | 10/02/2017, 12h29

O senador Hélio José (PMDB-DF) saudou a entrada em operação do primeiro ônibus elétrico movido a energia solar do Brasil. Em pronunciamento no Plenário, nesta sexta-feira (10), o parlamentar disse que o veículo faz os percursos de ida e volta, de 50 quilômetros, entre o campus da Universidade Federal de Santa Catarina e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens Parque, em Florianópolis, desde dezembro de 2016.

O ônibus faz o trajeto quatro vezes ao dia, com zero emissão de poluentes, e reduz em um terço o tempo gasto para o deslocamento. A eletricidade para a locomoção é gerada por fonte limpa, renovável e silenciosa, conhecida por fotovoltaica, com o aproveitamento dos raios solares. Segundo Hélio José, a circulação de ônibus com essa tecnologia significa menos aquecimento, poluição e ruídos.

O senador citou levantamento dos pesquisadores envolvidos no projeto: um veículo convencional de transporte público movido a diesel emite quase quatro toneladas de gás carbônico por mês. O novo veículo desenvolvido em Santa Catarina deixa de despejar no meio ambiente pelo menos 50 toneladas de gás carbônico por ano, conforme o parlamentar.

– Isso é muito importante nesse momento em que nós precisamos não deixar que a Terra se aqueça cada vez mais.

Quando estiver parado no trânsito, o ônibus não consumirá energia, como acontece com os veículos com motores a combustão. A tecnologia de frenagem regenerativa gera energia por meio das rodas, que é enviada para as baterias e reaproveitada.

O investimento na tecnologia foi de R$ 1 milhão, considerado baixo pelo senador diante dos inúmeros benefícios da iniciativa. Hélio José destacou a parceria entre a universidade, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e empresas privadas para a viabilização do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)