Benedito de Lira pede urgência na solução da crise hídrica do Nordeste

Da Redação | 09/02/2017, 13h23

O senador Benedito de Lira (PP-AL) anunciou, nesta quinta-feira (9), em Plenário, que os 27 senadores da bancada do Nordeste pleiteiam uma audiência com o presidente Michel Temer, a fim de pedir urgência na solução da crise hídrica que enfrenta o Nordeste, expressa principalmente na escassez de recursos para recuperar o rio São Francisco.

Ele disse que, mais uma vez, o Nordeste enfrenta um momento delicado em sua economia e manifestou preocupação com a possibilidade de que, na discussão do refinanciamento das dívidas dos estados, a região saia prejudicada. Seu receio é o de que “os estados e os municípios continuarão com o pires na mão, dependendo da vontade, da sensibilidade, do gosto e do desejo de quem estiver à frente da Presidência da República”.

- Mais uma vez, criticamos a concentração, a centralização de recursos na União, a concentração cada vez maior na divisão dos cofres federais em detrimento dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Há muito se fala no pacto federativo, mas apenas no discurso e no papel, porque, quando chega a hora da verdade, de fazer uma melhor distribuição do bolo, da arrecadação, a União sempre fica com praticamente todo o montante do que arrecada.

Em seu discurso, Benedito de Lira disse que, em visita a Israel, ficou impressionado com o poder que a inovação tecnológica tem de transformar uma paisagem, antes árida como o sertão nordestino, num verdadeiro oásis. Ele afirmou que, com o uso aperfeiçoado de tecnologias como a irrigação por gotejamento, o povo israelense conseguiu suprir sua demanda interna por alimentos e ainda se tornar um grande exportador.

- Nada impede que implantemos soluções semelhantes no Nordeste. Nada impede que estimulemos o surgimento de ideias que combatam os efeitos sazonais da seca; nada impede que coisas assim aconteçam, a não ser a ausência de uma política de Estado mais clara e eficiente e uma inércia governamental que temos detectado nos governos estaduais, mais especificamente no meu estado - disse o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)