Conheça a trajetória de Eunício Oliveira, eleito presidente do Senado

Da Redação | 01/02/2017, 17h44

Atualmente em seu primeiro mandato no Senado Federal, Eunício Oliveira, foi eleito pelo estado do Ceará e disputa a presidência da Casa com o apoio do governo e de seu partido, o PMDB. Ex-ministro das Comunicações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o senador é também empresário e agropecuarista. É casado e tem quatro filhos.

Eunício Lopes de Oliveira nasceu em 30 de setembro de 1952 no município de Lavras de Mangabeira (CE). Depois de se mudar para Fortaleza, militou no movimento estudantil e participou de manifestações populares contra a ditadura militar. Se formou em administração de empresas e em ciências políticas.

Sua trajetória política teve início em 1998, quando foi eleito presidente do diretório do PMDB no Ceará. No mesmo ano, ganhou a eleição para deputado federal, sendo reeleito por duas vezes consecutivas.

Foi líder do PMDB na Câmara dos Deputados, partido que integra desde 1972. Eunício foi ministro das Comunicações entre 2004 e 2005, no governo Lula. Foi eleito senador em 2010, com 2,68 milhões de votos. Antes de ser eleito presidente do Senado, era o líder do PMDB na Casa. Seu mandato termina em 31 de janeiro de 2019.

No Senado desde 2011, Eunício Oliveira presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e já integrou as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS), de Ciência e Tecnologia (CCT), de Direitos Humanos (CDH), de Educação (CE), de Serviços de Infraestrutura (CI) e a Mista de Orçamento (CMO), entre outras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)