Senado entrega na terça-feira a Comenda Dom Hélder Câmara

Da Redação | 02/12/2016, 16h06

O Senado Federal promove nesta na terça-feira (6), às 11h, a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A comenda, criada em 2010, é entregue anualmente a personalidades que atuaram de forma relevante na defesa dos direitos humanos no país.

Este ano, o conselho responsável pela escolha dos homenageados - composto por um senador de cada partido político com representação no Senado - elegeu Cristina Lopes Afonso; Omar Ferri; o Padre Airton Freire de Lima; e, in memorian, Luciana Lealdina de Araújo.

Cristina Lopes Afonso é a fundadora da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Natural de Cianorte (PR), é graduada em Fisioterapia e vereadora de Goiânia. A fisioterapeuta atua como chefe de Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo, referência nacional no tratamento de queimaduras, além de no Pronto Socorro de Queimaduras.

Omar Ferri, advogado, é conhecido pela luta contra a ditadura militar e em favor dos direitos humanos. O padre Airton Freire de Lima, é presidente da Fundação Terra. A entidade ajuda dois mil moradores de comunidades com cursos profissionalizantes e auxílios nas áreas da saúde, educação e moradia, desde crianças - através de creches - até idosos, beneficiando os mais desamparados sem distinção de raça, sexo, cor ou classe social.

Luciana Lealdina de Araújo (que ficou conhecida como Mãe Preta), fundou o Asilo São Benedito, no Rio Grande do Sul. Na instituição, voluntárias negras alfabetizavam e ensinavam habilidades domésticas a meninas carentes.

Dom Hélder Câmara

O bispo católico cearense Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ficou conhecido pela sua defesa dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em agosto de 1999, aos 90 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)