Benedito de Lira pede incentivos à produção de abacaxi em Alagoas

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/12/2016, 19h14

O senador Benedito de Lira (PP-AL) pediu ajuda para a agricultura de seu estado, que teria grande estímulo com a transposição do Rio São Francisco. O senador ressaltou a importância da produção de abacaxi no agreste alagoano, informando que a área plantada dobrou nos últimos cinco anos.

Benedito de Lira acredita que a produção crescerá ainda mais depois da conclusão do Canal do Sertão, conduzindo água do São Francisco e aumentando a capacidade de irrigar as terras do agreste. O senador também cobrou incentivo para a agroindústria do abacaxi.

- É preciso que superemos o padrão primário exportador tradicional, que incluamos mais conteúdo tecnológico à cultura do abacaxi e que criemos uma cadeia de produção que venha aumentar o valor agregado do fruto e o número de empregos diretos, contribuindo para o fortalecimento da economia local - disse.

Benedito de Lira também chamou atenção para o declínio da cana-de-açúcar em Alagoas, situação que atribuiu ao fechamento de mais da metade das indústrias do setor sucroalcooleiro. Para ele, faltou “a oxigenação” capaz de melhorar as condições de industrialização dos derivados da cana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)