CAS aprova duas indicações de diretores para a Anvisa

Da Redação | 30/11/2016, 12h08

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (30), os nomes de Renato Porto e William Dib para ocuparem cargos na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As mensagens seguem para análise do Plenário.

Renato Porto, formado em Direito e com especialização em Vigilância Sanitária e Direito Processual Civil, já foi diretor da Anvisa e agora obtém mais um mandato de dois anos de trabalho na diretoria colegiada. Durante a sabatina, em resposta ao senador Dalirio Beber (PSDB-SC), citou como meta combater uma das maiores dificuldades enfrentadas na entidade em sua primeira passagem: as diversas metodologias de trabalho e formas de gestão, que acabam limitando a atuação e estendendo prazos desnecessariamente.

- É uma grande agência com vários tipos de serviço que precisam ser homogeneizados – disse.

Servidor de carreira da agência desde 2005, Porto também mencionou avanços obtidos nos últimos anos e que renderão frutos futuramente, como a resolução que obrigou toda a indústria alimentícia a destacar a existência de proteínas alergênicas de determinado produto em suas embalagens. O trabalho se deu a partir do esforço de quatro mães que pediram providências à agência.

- Me deu muito orgulho e mostra a capacidade da agência de receber demandas da sociedade - disse.

Outro trabalho destacado foi a aprovação do Brasil para fazer parte da Conferência Internacional em Harmonização (ICH). Ele classificou a entidade como a “ONU dos medicamentos” e observou que integrá-la coloca o país em contato com as técnicas e normas mais avançadas do mundo, facilitando procedimentos para a aprovação do uso de fármacos pelo Brasil.

- É a grande chancela da qualidade da regulação brasileira – comemorou.

O relator da mensagem com a indicação – que recebeu 14 votos – foi o senador Dario Berger (PMDB-SC).

Já William Dibb é médico cardiologista, professor da área de saúde, especializado em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Já foi prefeito, vice-prefeito, secretário de saúde e deputado federal.

- Vim disposto a colaborar com o que já tem sido feito pela Anvisa, para que a agencia consiga atender aos reclamos da sociedade, me aliando ao alto trabalho de qualidade que já tem sido feito. Não vou inventar a roda – afirmou.

A mensagem foi relatada pelo senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)