Indicados para três embaixadas serão sabatinados quinta-feira na CRE

Iara Guimarães Altafin | 29/11/2016, 15h51

Os diplomatas Luiz Felipe Mendonça Filho, Maria Laura da Rocha e Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos, indicados para Embaixadas do Brasil no Vaticano, Hungria e Nicarágua, respectivamente, serão sabatinados quinta-feira (1º) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Relator da mensagem de indicação de Luiz Felipe Mendonça Filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apontou a importância da representação brasileira no Vaticano, por ser o Brasil o maior país católico do mundo e pela convergência de propósitos com a Santa Sé.

“Essa sintonia é perceptível no desejo comum de busca da paz, da solução pacífica das controvérsias internacionais, do respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa humana, bem como em tudo aquilo que se vincula ao combate à pobreza e à fome”, afirma  Ferraço em seu relatório.

Já a cooperação científica e o comércio entre Brasil e Hungria foram os aspectos apontados por Cristovam Buarque (PPS-DF) como relevantes a serem abordados na arguição de Maria Laura da Rocha. Cristovam é o relator da indicação da diplomata.

Nicarágua

No relatório da indicação de Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) lembrou a tradição do relacionamento entre os governos brasileiro e nicaraguense, iniciado há mais de um século e intensificado nos últimos anos.

“O intercâmbio comercial atingiu seu ápice em 2011, com 121,3 milhões de dólares de fluxo, com balança comercial amplamente favorável ao Brasil”, disse, ao destacar as exportações brasileiras de cereais, automóveis e preparações alimentícias, e as importações de alumínio, vestuário, tabaco e máquinas elétricas.

Após as sabatinas, as indicações serão submetidas a votação secreta na CRE e seguirão para decisão final do Plenário.

Afeganistão

Na mesma reunião, será colocada em votação a indicação de Claudio Raja Gabaglia Lins como embaixador do Brasil no Afeganistão. Ele já ocupa a chefia da Embaixada no Paquistão e, se aprovado, deverá acumular as funções. O relator da indicação é o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

A embaixada brasileira no Afeganistão, como frisou o relator, deve estar alinhada aos esforços das Nações Unidas de apoio ao povo afegão, no desafio de reconciliação e reconstrução do país.

A reunião da CRE está marcada para as 10h, na sala 3 da Ala Alexandre Costa, no Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)