CE aprova voto de pesar por tragédia com equipe da Chapecoense

Sergio Vieira | 29/11/2016, 13h29

Na abertura da reunião desta terça-feira (29) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), conduzida pela vice-presidente Fátima Bezerra (PT-RN), foi aprovado voto de pesar pela tragédia envolvendo o voo da equipe da Chapecoense, que caiu no início da madrugada próximo ao aeroporto de Medellín (Colômbia), onde o time catarinense iria enfrentar o Atletico Nacional pela final da Copa Sul-Americana.

O voto de pesar segue ao Plenário e é endereçado a todos os parentes dos falecidos.

Até o momento da votação na CE, às 12h30), constava o falecimento de 19 jogadores, do técnico Caio Júnior e 20 jornalistas, num voo que somando-se outros funcionários da equipe, convidados e pessoal de bordo, somava 81 pessoas. Apenas seis teriam sobrevivido: os jogadores Jackson Follmann, Alan Ruschel e Neto, o jornalista Rafael Henzel, a aeromoça Ximena Suárez e Erwin Tumiri, membro da tripulação.

Homenagens

O senador Dario Berger (PMDB-SC) lembrou que entre os vitimados estão o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, e o presidente da Chapecoense, Sandro Palaoro. Ele lembrou que Delfim foi deputado estadual na época do regime militar, quando destacou-se pelo PMDB do estado na transição para o regime democrático.

Fátima Bezerra também lembrou a trajetória do "camisa 8" Gil, nascido em Santo Antonio (RN) e um dos destaques do time catarinense.

Lasier Martins (PDT-RS) disse que estava abatido devido ao falecimento de amigos que fez durante sua trajetória jornalística na Rede Brasil Sul (RBS), como o ex-jogador Mário Sergio, o técnico Caio Júnior, além de outros profissionais da emissora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)