Ângela Portela diz que projeto do governo Temer é o desmonte do Estado

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/11/2016, 16h44

A senadora Ângela Portela (PT-RR) acusou o governo Temer de implantar um projeto de desmonte do Estado. Como exemplo, ela mencionou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita os gastos públicos, por 20 anos, à variação da inflação. A PEC do Teto de Gastos deve ser votada em primeiro turno nesta terça-feira (29).

Ela reclamou que o Executivo espera apenas a aprovação da PEC para iniciar a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. O objetivo é aumentar para 65 anos a idade mínima de aposentadoria de homens e mulheres e elevar de 15 para 20 anos o tempo mínimo de contribuição previdenciária para a aposentadoria por idade.

Segundo Ângela Portela, o governo Temer também quer retirar de quem recebe o chamado “benefício de prestação continuada” o direito ao aumento real garantido ao salário mínimo, além de acabar com a paridade no serviço público. Todas essas medidas prejudicam os trabalhadores, alertou a senadora de Roraima.

— O país, como podemos constatar, está tomando um rumo muito perigoso e incerto, que afeta diretamente aos mais pobres. Se no plano econômico, o emprego escasseia a economia não anda e a insatisfação geral já é perceptível. No plano social, as medidas adotadas e as propostas de reformas poderão levar o país ao abismo, a uma situação de extrema dificuldade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)