Ana Amélia defende PEC 55 e cita o alto número de desempregados no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/11/2016, 17h40

A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta terça-feira (29), em Plenário, que hoje é o dia de "dizer a verdade sobre as contas públicas", ao fazer menção à análise, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição que limita, por 20 anos, os gastos públicos (PEC 55/2016).

Ana Amélia afirmou que os 12 milhões de desempregados brasileiros são fruto da irresponsabilidade fiscal dos últimos anos. E lembrou ainda que a "Pátria Educadora", lema do governo anterior, sofreu um corte de R$ 11 bilhões no orçamento do Ministério da Educação em 2015.

Isso reforça, segundo a senadora, a incoerência do discurso dos que afirmam hoje que a PEC vai retirar dinheiro de setores importantes, como educação. E mostra que os que dizem defender os mais pobres foram os que, na verdade, os prejudicaram.

— Os pobres pagam com inflação alta, os pobres pagam com desemprego. E neste último trimestre, às vésperas do Natal, aumentou em mais de 600 mil o número de brasileiros e brasileiras desempregadas, dados do Ipea. Quem é que fez isso para os brasileiros? Quem é que destruiu a Petrobras? Quem destruiu os fundos de pensão das maiores estatais? — questionou.

A senadora Ana Amélia também se solidarizou com as famílias das vítimas da queda do avião que levava o time de futebol Chapecoense, além de jornalistas e convidados para Medellín, onde o time catarinense enfrentaria o Atlético Nacional na final da Copa Sul-Americana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)