Benedito de Lira defende aprovação da PEC do Teto de Gastos para o ajuste fiscal

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/11/2016, 17h01

O ajuste fiscal é extremamente necessário. Daí a importância da aprovação da proposta de emenda constitucional que limita em 20 anos os gastos dos três Poderes da União. A análise é do senador Benedito de Lira (PP-AL).

Para ele, a PEC 55/2016, que deve ser votada em primeiro turno na semana que vem, virá para corrigir erros da política econômica do governo anterior.

Um dos equívocos, na análise do senador, foi a concessão de isenções e incentivos fiscais a alguns setores produtivos, como os das indústrias de automóveis e da linha branca — geladeiras, fogões e afins. O resultado foi, para Lira, que as vendas desses produtos não aumentaram conforme esperado, nem houve criação de novos postos de trabalho.

— Ninguém pediu para chegarmos a esse ponto, mas infelizmente chegamos. Se nós não tomarmos as providências, se nós das duas Casas do Congresso Nacional não nos debruçarmos em cima dessas ações, nós vamos parar aonde? Como vamos sustentar a vida deste país?

Para o equilíbrio das contas públicas, Benedito de Lira considera necessárias outras medidas com impacto na economia. Entre elas, o senador defendeu a redução da taxa de juros e diminuição da carga tributária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)