Senado aprova indicação de embaixadores para Irã, Tunísia e Eslováquia

Da Redação | 22/11/2016, 19h40

Foram aprovadas em Plenário nesta terça-feira (22) as indicações de três diplomatas para chefiarem escritórios brasileiros no exterior. Márcia Maro da Silva e Rodrigo de Azeredo Santos assumirão as embaixadas na Tunísia e no Irã, respectivamente. Já o diplomata Luis Antonio Balduíno Carneiro foi nomeado para a chefia da embaixada brasileira na Eslováquia.

Márcia Maro da Silva é carioca, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e doutora em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais da Argentina. Ingressou na carreira diplomática em 1985 e, dentre os cargos que assumiu no exterior, destacam-se o de embaixadora no Zimbábue; ministra-conselheira na Missão do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos em Washington, Estados Unidos; e cônsul-adjunta em Buenos Aires, Argentina.

Em sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ocorrida em outubro, Márcia Maro da Silva destacou a posição estratégica da Tunísia, país africano localizado na entrada do Mar Mediterrâneo, e a sua relativa estabilidade política em relação às nações vizinhas. Ela relatou que o processo de independência da Tunísia, concluído em 1956, teve liderança e inspiração de movimentos liberais e republicanos. Esses valores estão na fundação do Estado nacional tunisiano, o que faz do país uma experiência única naquela região do mundo.

Irã

Já Rodrigo de Azeredo Santos, indicado para a embaixada no Irã, é carioca, formado em Economia e em Ciências Políticas e Mestre em Diplomacia e Relações Internacionais pela Schiller International University, de Londres. Azeredo iniciou a carreira no Itamaraty em 1992 e, entre os cargos ocupados neste período estão o de coordenador-geral do Instituto Rio Branco e diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos.

Aos senadores, ao ser sabatinado, o diplomata apresentou indicadores positivos do país: alto nível cultural e educacional, taxa de alfabetização de 98% da população, bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), economia diversificada, grandes reservas de petróleo e gás natural e posição geográfica privilegiada no Oriente Médio.

Eslováquia

Aprovado para a Embaixada da Eslováquia, Luis Antonio Balduíno Carneiro é economista e ingressou na carreira diplomática em 1986. Entre os cargos que ocupou destacam-se o de primeiro-secretário na Embaixada em Washington (1998-2001) e conselheiro na Embaixada em Nova Delhi (2004-2007). Desde 2015, é Secretário de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda.

Carneiro foi sabatinado pela CRE no início de novembro e destacou a importância de o Brasil estreitar os laços comerciais com a nação do leste europeu, que ele admite serem até o momento pequenos e, além disso, deficitários. Em 2015 as exportações para a Eslováquia foram de US$ 21 milhões, enquanto as importações de produtos eslovacos atingiram US$ 118 milhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)