Ministro da Transparência apresenta balanço de atividades ao Senado

Da Rádio Senado | 22/11/2016, 19h18

O ministro da Transparência Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, apresentou à Comissão de Transparência e Governança do Senado informações sobre o trabalho da pasta em 2016.

Ele informou que a Avaliação Cidadã de Políticas e Serviços Públicos examinou 12 programas e dois serviços este ano. Na Secretaria Federal de Controle Interno, foram 45 operações especiais, como a Operação Boca Livre, que apura desvios da Lei Rouanet. Ocorreram 424 expulsões de servidores públicos federais por corrupção e irregularidades, e 30 processos administrativos decorrentes das investigações da Operação Lava-Jato.

O convite ao ministro foi feito pelo presidente da Comissão de Transparência, senador Paulo Bauer (PSDB-SC). Ele sugeriu que o Brasil articule um trabalho com os demais países integrantes do Mercosul sobre o quesito transparência, já que todos apresentam problemas semelhantes.

- Não sabemos se no âmbito do Mercosul teremos a prosperidade de ações integradas politicamente e administrativamente, ou ações isoladas. O ministério que controla a gestão pública no Brasil poderia interagir com os órgãos dos governos vizinhos para fortalecer esse trabalho - disse o senador

Entre outras sugestões feitas pelo senador, está a avaliação anual de ações do governo como o programa dos livros didáticos e o da merenda nas escolas públicas. Apesar de serem programas importantes, Paulo Bauer disse que a população brasileira desconhece os dados relativos a eles

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)