Rádio Senado aborda o drama do escalpelamento na Amazônia

Da Rádio Senado e Da Redação | 18/11/2016, 09h53

Cinco relatos dramáticos. Cinco histórias de perseverança para lidar com as marcas de um acidente. Esse é o ponto de partida da reportagem especial “Escalpelamento: dor e superação nos rios da Amazônia”, que a Rádio Senado leva ao ar em dois formatos: um programa especial de 30 minutos nesta sexta-feira (18) e uma série de cinco capítulos dentro do programa Conexão Senado na próxima semana (entre 21 e 25).

Este tipo de acidente ocorre principalmente nos estados do Pará e do Amapá. O escalpelamento é o arrancamento brusco do couro cabeludo (escalpo) depois que os cabelos da vítima se enroscam no eixo do motor do barco. Em alguns casos, o eixo leva outras partes da cabeça, como orelhas e sobrancelhas. Os hospitais da região recebem novos casos todos os anos, apesar das ações de prevenção.

Uma delas é a Lei 11.970, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e que obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. Um programa coordenado pela Marinha faz a instalação gratuita da cobertura. A estimativa, no entanto, é que cerca de 60 mil pequenas embarcações não cadastradas naveguem sem o "equipamento" e podem ser verdadeiras armadilhas ambulantes.

A reportagem, conduzida pelo jornalista Adriano Faria com produção de Anderson Mendanha, também destaca as iniciativas para ajudar as vítimas, como os mutirões de cirurgias plásticas e as casas de apoio para mulheres escalpeladas, que se submetem a um longo tratamento. Elas têm que superar outros desafios, conta Franciane Santos, que perdeu o couro cabeludo, a orelha esquerda e a pálpebra do olho esquerdo quando tinha cinco anos:

— Ser vítima de escalpelamento não é fácil devido à discriminação. Percebo quando a pessoa está me olhando de outra maneira. Eu já vi pessoas rindo de mim, do jeito que eu sou. Eu evito até olhar para as pessoas.

COMO OUVIR

Dia e horário: Série de cinco capítulos: 21 a 25 de novembro (segunda a sexta), às 7h30, dentro do programa Conexão Senado.
Programa Reportagem Especial: sexta (18), às 18h. Reprises sábado (19), às 10h, e domingo (20), às 17h.
Para sintonizar: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5), João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).
Pela internet: A reportagem fica disponível para download na página da Rádio Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)