Governo federal retomará 48 obras no Piauí, informa Elmano Férrer

Da Redação | 18/11/2016, 12h47

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) informou em Plenário, nesta sexta-feira (18), que o Piauí será beneficiado pela recente decisão do governo federal de retomar obras inacabadas em todo o país. Serão 48 empreendimentos reiniciados na capital Teresina e em outras 34 cidades, o que vai requerer investimento de R$ 100 milhões.

- As obras são de pequeno porte, muitas delas em cidades do interior, mas de grande importância para as comunidades locais. São escolas, creches, praças, centros esportivos, cisternas, adutoras e pequenas barragens. O impacto na economia dos municípios é imediato - afirmou.

O senador ponderou, entretanto, que a retomada não pode ficar restrita a pequenos empreendimentos e deve se estender a trabalhos de grande porte iniciados em outras administrações. Como exemplo, citou a transposição do Rio São Francisco,

- A situação crítica vivida pelos brasileiros do sertão nordestino é impositiva para que essa importante obra continue sendo prioritária para o governo federal.

Elmano Férrer destacou o drama da seca vivido pelos nordestinos e informou que tem participado de articulações que vão possibilitar a implantação da Adutora do Sertão. O projeto, segundo ele, acabará com a sede no Semiárido piauiense, levando água de qualidade para mais de 600 mil pessoas, em 51 cidades do estado, especificamente na região semiárida, o que livrará o Piauí das ações paliativas de carros-pipa.

O parlamentar lembrou ainda que o Senado deve ajudar o Poder Executivo em sua decisão de dar prosseguimento às obras paralisadas.

- Em 8 de novembro, foi instalada a comissão especial que fará um levantamento das obras federais paradas e identificará os problemas, além de propor leis para evitar novas ocorrências. Faço parte desse grupo com mais oito Senadores, que assumirão a responsabilidade de marcar a posição do Senado Federal frente a um tema de tamanha relevância- afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)