Reforma política pode combater insatisfação do eleitor, avalia Benedito de Lira

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/11/2016, 20h46

O senador Benedito de Lira (PP-AL) disse que, nas eleições deste ano, a população mostrou claramente sua insatisfação com a classe política e um cansaço com a forma como se fez e se faz política no país. Para Benedito, isso se manifestou por meio dos índices elevados de abstenções, de votos nulos e em branco, que somaram, no segundo turno, 32,5% dos votos válidos, o que representa quase um terço do eleitorado.

O senador classificou esse comportamento como uma "apatia do eleitor", que seria eliminada, em sua opinião, se houvesse rapidez na análise da reforma política, com propostas que instituam limites para a criação de partidos e estimulem a participação direta das pessoas nas decisões. Isso poderia ocorrer por meio de projetos de iniciativa popular e em audiências públicas para discutir proposições, acredita Benedito.

— Precisamos envolver a população nesses e em outros meios de politizar o cidadão, e trazê-lo para mais perto de fazer política. A reforma política não pode ser mais adiada. Talvez possa ser a reforma mais importante entre todas as que precisamos fazer. O modo de se fazer política no brasil precisa mudar — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)