'Reformas são inevitáveis e têm o apoio popular', diz José Aníbal

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/11/2016, 19h25

O senador José Aníbal (PSDB-SP) defendeu as propostas de um teto para os gastos públicos e de reforma do ensino médio, ressaltando que a responsabilidade fiscal e a educação são temas que "decidirão o futuro do Brasil". O senador argumentou que as reformas são inevitáveis e têm apoio popular. Ele avalia que os eleitores se pronunciaram claramente contra as forças políticas que “depredaram o Estado brasileiro, elevaram a dívida pública e fizeram crescer o número de desempregados".

— O Brasil perdeu toda a credibilidade do ponto de vista do investidor. O poder público, o governo, não tem capacidade nenhuma de investimento, exaurido pela quebradeira que eles promoveram. Então, é preciso atrair confiança, credibilidade — afirmou.

O parlamentar considera que o teto para os gastos públicos é melhor que uma alternativa de aumento de impostos, situação que, se aplicada, resultaria, em sua opinião, em protestos da sociedade. Ele acrescentou que considera necessária a reforma na Previdência, a fim de eliminar as distorções que privilegiam os trabalhadores do setor público. A crise no Rio de Janeiro, segundo José Aníbal, deve servir de alerta para a necessidade de o Brasil inteiro enfrentar "o corporativismo desafiador e as forças do atraso da burocracia".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)