Paulo Paim defende mais recursos para universidades públicas

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/11/2016, 17h59

Ao destacar a importância da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul,

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou nesta quinta-feira (10) a importância da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e lembrou que sempre destina parte de suas emendas individuais para o fortalecimento da instituição. Com 23 cursos de graduação, a Uergs está presente em todo o estado e há 15 anos adotou política de inclusão e promoção da igualdade racial, informou Paim.

Paim lamentou, no entanto, que a instituição passe por dificuldade financeira para o início de obras de expansão de suas instalações. Segundo relatou, a Uergs usa alguns prédios cedidos, que têm problemas de acessibilidade.

Universidades federais

O senador também relatou que o problema financeiro atinge as universidades federais instaladas do Rio Grande do Sul. E isso acontece por causa do contingenciamento orçamentário promovido desde 2014, o que tem prejudicado obras e investimentos nessas instituições.

— A situação é lamentável, os reitores estão se mobilizando, tanto das universidades estaduais como federais, para fazer um grande encontro em nível nacional, e estão pedindo apoio de todos os senadores e deputados federais e estaduais para ver se conseguem buscar um apoio junto ao governo federal para essa necessidade premente da área da educação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)