Senado debate diversidade racial no serviço público na sexta-feira

Da Redação | 09/11/2016, 19h31

O Senado promove na sexta-feira (11), uma mesa redonda sobre diversidade racial no serviço público. O objetivo do encontro é compartilhar experiências de órgãos da administração pública na implementação da política de cotas raciais. As apresentações servirão de subsídio para elaborar um guia de orientação sobre o tema, previsto no Plano de Ação da 6ª edição do Programa Pró-Equidade.

Iniciativa do Comitê-Gestor do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado, a realização da mesa conta com o apoio da Diretoria-Geral, da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Procuradoria da Mulher do Senado.

Reflexão e mudança

Responsável  pelo programa, a servidora Maria Terezinha Nunes reforça a importância da reflexão sobre o assunto para realizar mudanças efetivas na cultura da organização.

— Essa discussão é de suma importância não só para aqueles que trabalham na área de gestão de pessoas, que vão trabalhar na aplicação do Ato da Comissão Diretora 7/2014 [que prevê a reserva de vagas em concursos e contratos], mas também para que haja avanços na cultura organizacional, pois o programa busca, por meio da informação, reduzir as discriminações e melhorar a qualidade de vida das pessoas nas relações profissionais — explicou.

Henrique Gonçalves Cardoso, diretor-adjunto da Secretaria de Gestão de Pessoas fará a abertura do evento. A mesa contará com a participação de Ivair Augusto dos Santos, doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e ex-coordenador do Centro de Convivência Negra da universidade; Ricardo Kato Mendes, diplomata; Edileuza de Souza, doutora em Educação pela UnB; Ajusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento; e Wellington de Almeida representante do Banco do Brasil. A moderação será do consultor legislativo Mário Lisboa Theodoro, doutor em Ciência Econômica pela Universidade de Paris.

A mesa redonda será iniciada às 9h, no Plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)