Participação de servidores no processo de gestão é destacada no encontro de secretários-gerais

Da Redação | 09/11/2016, 19h51

O trabalho de planejamento estratégico do Senado foi apresentado, nesta quarta-feira (9), aos secretários-gerais dos parlamentos de língua portuguesa que estão em vista ao Congresso Nacional.

A palestra faz parte do 1º Encontro de Gestão Estratégica da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP), iniciado na segunda-feira (7). Representantes do Poder Legislativo da Guiné-Bissau, do Timor Leste, de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde participam do evento, organizado pelas Diretorias-Gerais do Senado e da Câmara dos Deputados. O objetivo é compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir formas de promover a gestão estratégica no Legislativo.

Engajamento

A exposição desta quarta-feira foi feita pelo diretor-geral adjunto de Gestão do Senado, Gustavo Ponce de Leon. Ele destacou a participação dos servidores no processo de gestão. Segundo ele, o planejamento estratégico alcança melhores resultados quando há engajamento de todos. O diretor citou ações já implementadas na Casa entre elas, algumas com objetivo de envolver o servidor nas decisões tomadas pela Administração por meio da criação de espaços de diálogo e trocas de experiências.

— O projeto "Manhã de Ideias" mostra isso. Uma tentativa de aproximação entre os servidores e a alta gestão. É um canal de comunicação para ouvir dos servidores propostas que podem melhorar a gestão do Senado. Cada servidor tem 15 minutos para apresentar sugestões e falar diretamente com a direção — contou.

Gustavo Ponce enfatizou os compromissos e os valores que orientam o planejamento estratégico do Senado, como utilização responsável dos recursos públicos, desenvolvimento de ações de sustentabilidade, acessibilidade, igualdade e transparência, além da proteção e preservação da memória da instituição.

A programação do encontro segue nesta quinta-feira (10), com novas palestras e visita institucional ao Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)