Ministro da Educação pede apoio de Renan para mudanças nos repasses do Fies

Da Redação | 09/11/2016, 16h32

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta-feira (9) o ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar da votação da Medida Provisória 741/2016, que transfere da União às instituições de ensino superior a obrigação de remunerar os bancos pelos custos decorrentes da concessão do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A matéria foi aprovada na terça-feira (8) pela Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro da Educação, a MP 741/2016 deve ser votada nesta quarta-feira (9)  no Senado por causa do prazo apertado.

- A matéria vence na quinta-feira (10) e, se não for aprovada, vai perder a eficácia. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que representa a oposição aqui na Casa, participou da reunião e nós pedimos a ele que fosse celebrado o mesmo acordo firmado com a oposição na Câmara dos Deputados, por se tratar de uma matéria consensual, de interesse público e que atende a necessidade de financiamento dos estudantes do Brasil - disse Mendonça.

O ministro da Educação chamou a atenção para a economia que a MP 741/2016 vai trazer aos cofres públicos.

- Existe a possibilidade de economizarmos de R$ 350 milhões a R$ 400 milhões para o exercício de 2017, levando em consideração a projeção de financiamento que deve ser ofertado para o próximo ano - explicou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu que a MP 741/2016 entraria na pautada na sessão plenária desta quarta-feira.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: