José Aníbal compara PEC dos Gastos com Lei de Responsabilidade Fiscal

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/11/2016, 16h52

O senador José Aníbal (PSDB-SP) comparou a discussão da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que limita os gastos públicos por 20 anos com a discussão da lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada no ano 2000. Segundo o senador, os parlamentares contrários aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade usavam os mesmos argumentos que repetem agora, para que a PEC não seja aprovada.

- Uma lei que foi fundamental para que o Brasil recuperasse credibilidade, tivesse contas públicas organizadas. Votaram contra, sempre votam contra. Sempre são o quanto pior melhor. Brasileiros, entendam isso: o petismo, hoje, é exclusivamente o quanto pior melhor. Como eles estão no pior, eles querem trazer o Brasil inteiro para o pior. Felizmente, eles não vão conseguir - afirmou.

O senador rebateu as alegações de que a proposta vai diminuir o investimento em saúde e em educação. Segundo José Aníbal, o piso de investimentos nessas áreas vai aumentar no ano que vem e os recursos, na verdade, serão ampliados. Esse aumento, disse José Aníbal, está previsto no próprio texto. O senador argumentou, ainda, que os recursos de uma área podem aumentar se o governo reduzir os gastos de outra área.

José Aníbal disse acreditar que os críticos da PEC estão desesperados porque achavam que conseguiriam continuar no poder e mentir para os brasileiros. Para o parlamentar, foram eles que deixaram o Brasil na situação em que está e, por isso, o país já não escuta os argumentos dos aliados do antigo governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)